16
jul
07

Somos Todos (a)Normais?

Somos Todos (a)Normais?Gostaria agora de recomendar o livro Somos todos (a)normais.

Gosto muito dos livros do John Ortberg, seus títulos em inglês sempre enchem a página e de cara já mostram seu bom humor, o título em inglês desse livro é “Evebody’s normal till you get to know them” (Todo mundo é normal até que você o conheça).

Acho seus livros bem simples e as imagens que ele gera ao contar os fatos bíblicos ajudam muito a entendermos a Bíblia, além disso suas citações mostram que essa simplicidade em escrever não deve ser confundido com superficialiadade. Acho que os últimos temas que ele tem trabalhado além do cuidado em colocar algumas questões para discussão em grupo já mostram seu cuidado pastoral em fazer os grupos discutirem e refletirem a respeito de temas tão importantes.

John Ortberg já começa afirmando que “essa coisa de pessoal normal não existe”, mas sua ênfase é o relacionamento e a comunidade, por ter vindo de Willow Creek essa ênfase é bastante esperada e ele discorre a respeito da necessidade de comunidade partilhada pelo mundo inteiro ao mesmo tempo da resposta de Deus a essa necessidade (aí tem várias idéias legais que com certeza aprendeu do Dr B (Gilbert Bilezekian) que colocou estas idéias de forma mais acadêmica mas da mesma forma formidável no livro Community 101).

Ele fala de relacionamento ao discutir “Como se aproximar de alguém sem sair ferido” apresentando a autenticidade, a aceitação, a empatia e o conflito; e depois dá “os segredos dos relacionamentos sólidos” quando fala de perdão, confronto, inclusão e gratidão e o céu, onde seremos finalmente todos normais.

Acho que esse tipo de assunto tem que ser discutido freqüentemente, comunidade não se faz com pic-nics, mas com vivência, e grande parte dos problemas que vemos em comunidades hoje começa com esse problema, lembro do Bill Hybels, no último encontro que ele veio na IB Morumbi, quando falou que a igreja de Atos encarava os conflitos que apareciam e relacionou diretamente o êxito das igrejas a essa capacidade de encarar e resolver estes conflitos; a saída que tenho visto em diversas comunidades é o de evitar o conflito e jogar panos quentes em tudo em nome do amor fraternal, mas o problema encoberto acaba virando um monstro e é o que dá origem às milhares de divisões que vemos dia a dia.

Uma coisa que não esqueço de Dietrich Bonhoeffer no livro “Vida em Comunhão”, foi o que ele falou da necessidade de se viver a decepção da comunidade, também citado no livro do John Ortberg, sem essa decepção continuamos mimados como o Nuno recentemente citou em seu blog. Taí um bom livro para trabalhar esse tema e começar a viver comunidade de verdade.

John Ortberg saiu de Willow Creek há alguns anos para uma igreja presbiteriana em Menlo Park na Califórnia, hoje ela já é também uma das 50 mais influentes dos Estados Unidos.

Por Luis Fernando.

Anúncios

2 Responses to “Somos Todos (a)Normais?”


  1. 1 Lara
    maio 22, 2009 às 8:54 am

    Eu pergunto muitas vezes, quando alguém usa a palavra «normal» para descrever uma pessoa, uma coisa ou uma situação, o que é isso de ser normal, por isso, quando me falaram deste livro, o próprio título me atraiu de imediato. Já o li e gostei imenso. Faz-nos reflectir sobre uma série de coisas, e incomoda por isso mesmo. Recomendo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo." - Eça de Queiroz

Assine o nosso Feed

categorias

Comentários

Publicidade

Blog Stats

  • 60,199 hits

Gospel Top Sites

Eu faço parte da Blogosfera Cristã


%d blogueiros gostam disto: