11
out
07

Alma Sobrevivente

Alma SobreviventePré-Philip
Antes de falar sobre o livro, tenho que dizer como era meu entendimento de fé, sobre o que eu achava que era. Para isso, tenho dois posts em meu blog sobre o assunto (“Homem de Pequena Fé” e “A Fé que move montanhas”). Antes, eu via a fé como algo meio difícil de alcançar, algo em que eu tinha que fazer muito esforço e só algumas pessoas tinham. Para mim, fé não era algo prático, era algo complexo. Mas então…

Pós-Philip
Minha visão de fé foi renovada. Recebi uma visão de Fé prática que não tinha antes. Philip mostra, em testemunhos, pessoas que influenciaram sua vida, pessoalmente ou por obras. Philip conta histórias de como essas pessoas conheceram Cristo de mais perto e pontos importantes sobre a fé. Foi um ato muito bom ler estas histórias e entender que Cristo age com qualquer dessas pessoas-qualquer mesmo. Aprendendo com os outros, podemos descobrir muito…

Mentores
Philip começa contando sua história. Tendo se decepcionado com a Igreja-instituição, ele expressa o porque da frase “Sou Cristão,apesar da Igreja” na capa do livro. Depois,ele cita histórias emocionantes e como isto afetou a vida dele. São 13 mentores falados no livro, entre eles: Luther King, Chesterton, Gandhi, John Donne, Endo, Tolstoi, Dostoievski, Henry Nouwen e muitos outros.

Cada um tocando em assuntos relacionados a fé em Cristo, não na Igreja: aprender com a dor (John Donne), viver com pouco (Gandhi, Paul Brand), servi aos outros (Paul Brand), quebrar costumes (Endo), procurar a graça (Tolstoi) e encontrar a graça (Dostoievski), ver Deus nas coisas simples (Annie Dillard). “Alma Sobrevivente” é uma chave para um biblioteca, pois através deste livro, você ira encontrar muitos outros.

Vale?
O que Philip passa é toda uma caminhada em busca de respostas. Acho que este livro irá responder muitas questões que ficam em nossas mentes: Por que Deus deixa eu sofrer? Por que existe a dor? Por que eu não consigo ser o que eu falo? Por que ninguém consegue viver o que Jesus ensinou? Para mim, ele não responde isso. Mas ele te mostra o caminho para descobrir junto com Deus, numa caminhada inesquecível.

Nota: 10,0
Ponto Forte: Todas as citações, todas as histórias, todo o livro
Ponto Fraco: Faltou C.S.Lewis??

Se você leu, comente!

Por Jonatas Bueno.

Anúncios

8 Responses to “Alma Sobrevivente”


  1. outubro 11, 2007 às 6:25 pm

    Eba!!
    Saiu!
    Tomara que voê leia esse livro…realmente é muito bom!!

    Abraços!!

  2. outubro 12, 2007 às 4:32 pm

    Esse é dos bons! Vale a pena ler, reler e consultar “A alma sobrevivente”. Ficámos a perceber melhor onde o que é que Yancey tem andado a ler nos últimos anos. Ficámos a perceber porque é que ele é um dos maiores escritores cristãos da actualidade.

    Desliguem o computador um bocadinho e leiam (releiam) “a alma” de Yancey.

    Abraços

  3. outubro 16, 2007 às 1:14 pm

    não li, mas vou comentar aqui assim mesmo.
    o Yancey tem essa coisa mesmo, de não dar a
    resposta, mas apenas te ajudar a encontrar o
    caminho onde você mesmo poderá descobri-la.
    amo os livros do Yancey e a sua visão prática
    e sem fanatismo sobre o cristianismo. com
    certeza mais um livro pra lista dos que preciso
    ler (e olha que não são poucos).

  4. novembro 5, 2008 às 9:07 am

    A dura realidade do cristianismo institucional vem deixando amargas recordações na vida de muitas pessoas. Viver uma espiritualidade autêntica exige de cada um uma vocação maior do que se possa imaginar. Caso contrário, de um lado o legalismo exacerbado, travestido de falso moralismo, e de outro a secularização da fé, alimentando o individualismo, a competição e a ausência de vida comunitária, acabam por nos afastar do verdadeiro sentido de sermos imagem de Deus: sal e luz para uma sociedade em crise.

    recomendo…

  5. outubro 5, 2009 às 6:58 pm

    Gostei dos teus comentários sobre o livro, Paulo. Aí tô recomendando a leitura deles no post do Mural na Net onde dou a dica de leitura para esse livro.

    Veja: http://muralnanet.blogspot.com/2009/10/alma-sobrevivente.html.

  6. outubro 6, 2009 às 8:44 am

    Valeu pela correção lá do que eu postei no Mural, Paulo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo." - Eça de Queiroz

Assine o nosso Feed

categorias

Comentários

Publicidade

Blog Stats

  • 60,116 hits

Gospel Top Sites

Eu faço parte da Blogosfera Cristã


%d blogueiros gostam disto: