20
mar
08

Gênesis Hoje: Gênesis e as Questões da Ciência

“Gênesis Hoje: Gênesis e as questões da ciência” (Editora ABU) é fruto de pesquisa do escritor Ernest Lucas, que relaciona a ciência com a história do primeiro livro da Bíblia (Gênesis). O escritor é cientista e teólogo norte-americano, pós-graduado em Química pelas Universidades de Carolina do Norte e Oxford.

Ele enfatiza a dificuldade quanto à interpretação de textos de Gênesis do capítulo 1 a 11; Esclarece ao leitor que, em todo o trabalho, utilizará as descobertas científicas que poderão comprovar ou não trechos bíblicos polêmicos; Também alerta a todos que o livro não deseja resolver todos os problemas conceituais e filosóficos da Bíblia, mas que fornecerá uma perspectiva de sua opinião pessoal, para que cada um possa analisar e (re) formular crenças.

Discute sobre as limitações científicas, porém não descarta a possibilidade de uma complementaridade entre a Bíblia (religião) e a ciência. Faz comparações de pesquisas que corroboram fatos como a comprovação arqueológica de cidades antigas do Velho Testamento, histórias dos povos sobre o Dilúvio e a Arca de Noé.

Mesmo com as veracidades de alguns fatos, Ernest Lucas crê no equívoco de um olhar para o texto bíblico e de uma análise baseada puramente nas questões científicas, pois por ser um livro histórico, a Bíblia (especialmente quem escreveu Gênesis) não está preocupada com a exatidão e a literalidade dos fatos descritos, mas muito mais com o significado e simbologia que tal traz para a humanidade.

Quebra paradigmas dos leitores que acreditam na Palavra de Deus como sendo uma “psicografia celestial”, pois apesar dela ser inspirada pelo divino, é necessário lembrar do contexto cultural, das linguagens, personalidades, humanidade e o conhecimento limitado sobre o mundo do autor do livro de Gênesis.

Concluindo, “Gênesis Hoje” é um livro que, através do apoio da ciência, questiona uma leitura tradicional bíblica, embora não retirar a essência dos textos dos capítulos de 1 a 11, pois também leva-se em conta uma interpretação de abordagem histórica, humana e cultural em Gênesis, e é claro, a inspiração (não prescrição) divina.

Por Marcio Uno.

Anúncios

0 Responses to “Gênesis Hoje: Gênesis e as Questões da Ciência”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo." - Eça de Queiroz

Assine o nosso Feed

categorias

Comentários

Publicidade

Blog Stats

  • 60,468 hits

Gospel Top Sites

Eu faço parte da Blogosfera Cristã


%d blogueiros gostam disto: